A abreviatura para Pokémon Trading Card Game é Pokémon TCG, que significa literalmente o jogo que se pode jogar com as cartas Pokémon. Vamos explicar-lhe como isto funciona neste blogue. Se procurar online, deparar-se-á com guias e textos bastante estranhos que não o ajudam realmente. É por isso que o colocamos numa explicação bastante simples para os principiantes. Para que todos possam compreender e jogar o jogo. Quer seja jovem ou velho, o Pokémon é para todos! Começaremos com o mais importante, ou seja, quantas cartas precisa para começar a jogar.
Quantas cartas precisa para jogar o jogo?
Cada jogador pode ter 60 cartas Pokémon no seu baralho. Estes consistem de uma variedade de Pokémons, formadores e energias. Embalar todo o seu baralho apenas com Pokémon não vai funcionar. As energias são necessárias para ataques e os treinadores são muito úteis para certas vantagens ou em certas situações. Portanto, escolham as vossas cartas sabiamente. Tem decks prontos na nossa loja veja os decks de batalha. Contém exactamente 60 cartas com o equilíbrio certo de treinadores, pokemons e energias para que possa começar a jogar de imediato!
Como é que o jogo começa?
Começa-se por atirar uma moeda ao ar para decidir quem começa. Depois de se saber quem vai iniciar o jogo, ambos embaralham as suas cartas. Pode agora tirar sete cartas do seu baralho e mantê-las na sua mão. Colocar as seis cartas superiores viradas para baixo sobre a mesa. Assim que derrotar o Pokémon de um adversário, pode tirar uma das cartas fechadas da mesa. Tirou todos os 6 da mesa? Parabéns, ganhou a partida! Pode utilizar um Pokémon como Pokémon ‘activo’ no campo de jogo e cinco no banco. Por vezes acontece que alguém não tem um único cartão Pokémon na mão, dos sete que acabou de apanhar. Depois pode mostrar as suas cartas ao seu oponente e tirar sete cartas novamente. Porque é necessário que os Pokémons sejam capazes de lutar. A desvantagem disto? Sempre que alguém tem de tirar sete cartas do seu baralho porque não tem Pokémons? O adversário pode tirar uma carta adicional, por isso agora tem oito. Só se pode atacar com um Pokémon, caso contrário seria muito fácil. O mapa mostra-lhe quanta energia precisa para realizar um determinado ataque. Quando o seu Pokémon é derrotado e perde todo o seu Pokémon, deve trocá-lo por outro. Quando todos os seus Pokémons são derrotados, você perde, e também quando todas as cartas do seu baralho são esgotadas. Pode tirar uma nova carta do seu baralho empilhar em cada volta. Mas quando se acaba porque o jogo é tão longo, perde-se. Portanto, preste atenção a isto quando estiver quase sem cartas, terá de pensar em algo rapidamente para ainda ganhar.
O que pode fazer na sua vez, para além de atacar?
- Utilizar cartões de formador.
Anexe um cartão energético a um Pokémon.(Note que só pode adicionar um por turno, já que alguns ataques requerem muito mais energia).
Evoluindo o seu Pokémon.
Retire o seu Pokémon activo, cujo custo é indicado no cartão.
Use a habilidade do seu Pokémon, que estão listados no mapa.
Efeitos especiais que podem aplicar-se aos Pokémons
Alguns cartões têm efeitos especiais que podem infligir a outro ou infligir quando são atacados. Iremos listá-los a todos com as suas consequências. Há cinco efeitos especiais a considerar.
Gif
O Pokémon que é envenenado perde 10HP em cada curva.
Confuso
Quando um Pokémon confuso ataca, é preciso atirar uma moeda ao ar.
Cabeça = pode atacar.
Moeda = Não pode atacar e o seu Pokémon perde 30HP.
Queimar
O seu Pokémon perde 20HP em cada curva.
Paralisado
O seu Pokémon não pode atacar ou recuar.
A dormir
O seu Pokémon não pode atacar ou recuar.
Estes foram os cinco efeitos especiais que podem ter lugar durante o jogo. Por isso, tenha isto em conta, porque alguns efeitos são bastante fortes.
Fim de
Agora já conhece as bases para jogar o Pokémon TCG, e desejamos-lhe muito sucesso e diversão nos seus jogos. Vai ser preciso habituar-se ao princípio, mas uma vez que se apanhar o jeito, será muito mais divertido.