Termos e Condições Gerais

Termos e Condições Gerais

 

Pokemart.com.pt termos e condições de venda online

1. GERAL E DEFINIÇÕES

1.1 “Pokemart.be”: a sociedade de responsabilidade limitada privada “GV-TRADE”, com sede social em Wolfsbergstraat 67, 3600 Genk, registada no KBO e no Registo de Pessoas Colectivas de Antuérpia, secção de Tongeren com o número 0760600556 e conhecida pelas autoridades do IVA com o número BE 0760600556, que opera sob o nome “Pokemart.be”.

1.3 “Termos e Condições Gerais”: estes termos e condições gerais de venda e entrega.

1.4 “Cliente”: qualquer pessoa singular ou colectiva que compre um ou mais produtos ou serviços através deste Website, faça uma encomenda para eles ou solicite uma cotação.

1.5 “Consumidor”: qualquer Cliente que, exclusivamente para fins não profissionais, compre um ou mais produtos ou serviços através do Website, faça uma encomenda para eles ou solicite uma cotação.

1.6 “Website”: www.pokemart.be

1.7 A versão holandesa dos Termos e Condições Gerais é a versão original. Em caso de discrepância entre as várias versões linguísticas, a versão em língua neerlandesa terá precedência.

2. APLICABILIDADE

2.1 A relação jurídica entre o Cliente e Pokemart.be e tudo o que lhe está ligado será regido exclusivamente pelas seguintes normas: (por ordem hierárquica decrescente, na ausência ou silêncio do anterior) (1) o acordo especial escrito e assinado; (2) a confirmação electrónica da encomenda; (3) os presentes Termos e Condições Gerais; (4) a lei belga. Pokemart.be rejeita todas as outras normas e condições, com a única excepção daquelas que Pokemart.be tenha expressamente acordado por escrito com o Cliente. Estes desvios expressamente aceites por escrito só são válidos para o acordo a que se referem e não podem ser invocados em qualquer outro, mesmo semelhante, acordo.

Ao utilizar o Website, preencher o cesto de compras digital no Website, fazer uma encomenda e/ou celebrar qualquer acordo através do Website, o Cliente declara ter tomado conhecimento e concordar com estes Termos e Condições Gerais e com todos os outros direitos e obrigações, tal como indicados no Website. Nestes casos, o Cliente está também vinculado por estes Termos e Condições Gerais e pelos direitos e obrigações acima mencionados.

2.2 Estes Termos e Condições Gerais não afectam os direitos legais que são obrigatoriamente concedidos ao Consumidor ao abrigo das leis nacionais de protecção do consumidor aplicáveis.

2.3 A possível nulidade de uma das disposições dos presentes Termos e Condições Gerais ou de uma parte de uma disposição não afecta a aplicabilidade das outras disposições e/ou do resto da disposição. Em caso de nulidade de uma das disposições, Pokemart.be e o Cliente deverão, na medida do possível e de acordo com a sua lealdade e convicção, negociar a substituição da disposição de nulidade por uma disposição equivalente que respeite o espírito geral destes Termos e Condições Gerais.

2.4 Se Pokemart.be não conseguir fazer respeitar ou aplicar um ou mais dos direitos enumerados nestes Termos e Condições Gerais, ou mesmo fazê-lo repetidamente, isto só será considerado como tolerando uma determinada situação e não resultará na perda de direitos. Tal omissão nunca poderá ser considerada como uma renúncia a tal(s) disposição(ões) e nunca afectará a validade destes direitos.

2.5 Pokemart.be reserva-se o direito de alterar estas Condições Gerais em qualquer altura. É da responsabilidade do Cliente consultar regularmente estes Termos e Condições Gerais, por exemplo, ao fazer uma nova encomenda.

3. OFERTA E ENCOMENDA

3.1 Qualquer oferta no Website, em catálogos, meios de comunicação social, e outros anúncios publicitários são apenas para fins informativos. Pokemart.be pode modificar ou retirar as suas ofertas no Website e/ou outros canais em qualquer altura. Em qualquer caso, as ofertas só são válidas enquanto os stocks durarem. Erros óbvios e/ou erros óbvios na oferta não são vinculativos para Pokemart.be. Apesar do facto de os catálogos, Website, meios de comunicação social e outros anúncios publicitários serem compilados com o maior cuidado possível, ainda é possível que a informação oferecida esteja incompleta, contenha erros materiais ou não esteja actualizada. Pokemart.be está apenas vinculado por uma obrigação de melhores esforços no que diz respeito à exactidão, actualização ou completude da informação oferecida. Pokemart.be não será em caso algum responsável por erros materiais, impressões erradas ou erros de impressão.

3.2 Uma encomenda só pode ser colocada através do sítio www.pokemart.be.

3.3 O acordo entre Pokemart.be e o Cliente só entrará em vigor após o Cliente ter colocado uma encomenda no Website e depois de aceitar estes Termos e Condições Gerais, os preços e a descrição da oferta.

3.4 Pokemart.be reserva-se o direito de, a qualquer momento, recusar ordens sem indicar qualquer motivo.

3.5 O cancelamento de uma encomenda, antes de ter sido enviada, só é possível a pedido do Cliente e após confirmação por escrito por Pokemart.be. O cancelamento de uma encomenda após o seu envio deve ser feito em conformidade com o procedimento de revogação previsto no artigo 4 dos presentes Termos e Condições Gerais. Se o Cliente desejar cancelar uma encomenda, deverá contactar-nos imediatamente por e-mail: info@pokemart.be.

3.6 Se o Cliente tiver uma conta no Website e colocar uma ou mais novas encomendas no momento em que uma primeira encomenda ainda estiver “aberta”, o Consumidor tem a opção – e não a obrigação – de combinar estas encomendas e de as ter tratadas como uma única encomenda por Pokemart.be. Os clientes sem conta não têm esta opção.

4. REVOGAÇÃO E DEVOLUÇÕES

4.1 O Consumidor tem o direito de rescisão em relação aos produtos adquiridos através do Website. Nos termos dos artigos 47-52 do Livro VI Práticas de Mercado e Protecção do Consumidor do Código de Direito Económico, o Consumidor tem o direito de rescindir o contrato dentro de um período de 14 dias de calendário sem apresentar razões. O prazo de rescisão termina 14 dias de calendário após o dia em que o Consumidor ou um terceiro designado pelo Consumidor e que não o transportador adquira a posse física do produto.

4.2 Para exercer o direito de rescisão, o Consumidor deve informar Pokemart.be(info@pokemart.be ) da sua decisão de rescisão do contrato através de uma declaração inequívoca por correio electrónico. Para cumprir o prazo de retractação, basta que o Consumidor envie a sua comunicação relativa ao exercício do direito de retractação antes que o prazo de retractação tenha expirado. O Consumidor também tem a opção de devolver ou trocar uma devolução no prazo de catorze dias de calendário após notificação de revogação no seguinte endereço de Pokemart.be (Wolfsbergstraat 67, 3600 Genk). O artigo deve ser sempre devolvido na sua embalagem original.

4.3 O Consumidor deve devolver ou entregar os produtos a Pokemart.be imediatamente, mas em qualquer caso o mais tardar até 14 dias de calendário a partir do dia em que informou Pokemart.be da sua decisão de rescindir o contrato. O Consumidor preenche estas condições a tempo se devolver os produtos antes do prazo de 14 dias de calendário ter expirado. O produto devolvido deve estar nas mesmas condições que no momento da entrega. Além disso, o produto deve ser devolvido na embalagem original em que foi enviado, os produtos não devem ter sido abertos e os produtos devem incluir todos os acessórios que possam ter sido fornecidos com o produto.

4.4 Se o Consumidor cancelar o acordo, o Consumidor receberá da Pokemart.be, nesse momento, os pagamentos efectuados pelos bens, incluindo os custos de entrega e transacção na medida em que Pokemart.be entregue um ou mais produtos que não estavam de acordo com a encomenda efectuada pelo Consumidor (com excepção de quaisquer custos adicionais resultantes da escolha do Consumidor para um modo de entrega que não seja o mais barato oferecido pela Pokemart.be).ser) imediatamente, e em qualquer caso o mais tardar 14 dias após Pokemart.be ter sido informado da decisão do Consumidor de rescindir o contrato, tendo em conta as disposições do artigo 11.2 das presentes Condições Gerais.

4.5 Pokemart.be deverá então reembolsar o Consumidor com os mesmos meios de pagamento que o Consumidor utilizou para efectuar a transacção original, a menos que o Consumidor tenha acordado expressamente em contrário. Se o Consumidor optar por um método de reembolso diferente daquele que utilizou para fazer a encomenda, quaisquer custos de transacção adicionais serão suportados pelo Consumidor. Pokemart.be pode esperar com o reembolso até que Pokemart.be tenha recebido os produtos de volta e tenha verificado o seu estado. O reembolso dos custos de entrega e transacção por Pokemart.be terá sempre lugar numa base pro rata, sem prejuízo do artigo 4.4.

4.6 Os custos directos e o risco de devolução dos produtos serão suportados pelo Cliente, salvo acordo em contrário.

4.7 Em nenhuma circunstância um Cliente profissional tem este direito de retractação.

5. PREÇO E CUSTOS

5.1 O preço cotado refere-se apenas aos produtos tal como descritos literalmente. Materiais, acessórios não mencionados na informação sobre um determinado produto não estão incluídos. A fotografia de acompanhamento é apenas para fins decorativos e pode conter elementos não incluídos no preço cotado.

5.2 Todos os preços são expressos em euros e incluem IVA, quaisquer direitos de importação/exportação e custos de reserva e/ou administração, mas excluem qualquer custo de entrega, transacção ou expedição, qualquer tratamento acelerado (como a entrega expressa) e/ou requisitos adicionais do Cliente.

Os custos de envio não estão incluídos. Dependem do valor do total da encomenda. O montante exacto dos custos de envio será indicado durante o processo de encomenda online.

O método de envio escolhido e os custos finais de envio serão também indicados na confirmação da encomenda que o Cliente recebe no momento da compra.

Os custos adicionais envolvidos na escolha da opção de pagamento pelo Cliente podem ser cobrados por Pokemart.be.

5.3 Pokemart.be reserva-se o direito de alterar os preços indicados no Website em qualquer altura. No entanto, os produtos são facturados com base nos preços em vigor no momento em que a encomenda foi colocada. Erros óbvios, manipulações ou erros (tais como imprecisões evidentes) também podem ser rectificados por Pokemart.be após a conclusão do acordo.

6. ENTREGA DOS PRODUTOS COMPRADOS

6.1 Salvo acordo em contrário, as entregas serão feitas como padrão em conformidade com o Incoterm® “Delivered At Place” (DAP) (Incoterms® 2020) no endereço de entrega fornecido pelo Cliente. A transferência do risco de danos, destruição e desaparecimento dos produtos é, portanto, transferida no momento da entrega efectiva. Neste momento, Pokemart.be também está liberado da sua obrigação de entrega.

6.2 Uma encomenda só será enviada depois de Pokemart.be ter recebido o pagamento.

6.3 O período de entrega é sempre indicativo e não é um elemento essencial das obrigações da Pokemart.be para com o Cliente. A ultrapassagem do prazo de entrega comunicado nunca dará lugar ao pagamento de qualquer compensação ou ao cancelamento da venda entre Pokemart.be e o Cliente. Em qualquer caso, Pokemart.be nunca poderá ser responsabilizada por atrasos causados pelo Cliente ou por terceiros.

As alterações à encomenda resultam automaticamente na expiração dos prazos de entrega presumidos.

6.4 Na ausência do Cliente e de qualquer vizinho no endereço de entrega por ele indicado, uma mensagem será deixada pelo serviço de transporte dizendo onde e quando a encomenda pode ser recolhida. A transportadora envia uma mensagem quando a encomenda chega ao local acima mencionado. Na falta de recolha pelo Cliente num período de sete (7) dias de calendário após a tentativa de entrega, a encomenda será devolvida à sede registada de Pokemart.be. Os custos da devolução bem como os custos associados (tais como, mas não limitados a, impostos, IVA, custos de armazenamento, etc.) serão suportados pelo Cliente. Neste caso, o acordo entre Pokemart.be e o Cliente será considerado como tendo sido dissolvido. O preço já pago pelo Cliente será reembolsado pela Pokemart.be, sujeito à dedução dos custos de devolução acima mencionados e de quaisquer custos envolvidos.

7. FACTURAÇÃO E PAGAMENTO

7.1 As encomendas devem ser sempre pagas antecipadamente pelo Cliente.

Ao fazer uma encomenda, o Cliente tem a escolha entre diferentes métodos de pagamento:

  • Bancontacto
  • Botão de pagamento KBC/CBC
  • Rede Belfius Direct
  • iDeal
  • Cartão de crédito (Visa/Mastercard/American Express)
  • Apple Pay
  • Giropay

7.2 Todos os pagamentos online são processados em nome de Pokemart.be por um parceiro profissional e especializado externo. Este parceiro externo fornece a infra-estrutura de pagamento, que está sujeita a protocolos de protecção. Todos os pagamentos em linha estão sujeitos aos termos e condições gerais do parceiro externo que opera a infra-estrutura de pagamento e, portanto, são os únicos responsáveis pelo processamento correcto de todos os pagamentos em linha.

8. ACEITAÇÃO, GARANTIA E RECLAMAÇÕES

8.1 O Cliente deve efectuar uma verificação inicial imediatamente após a recepção dos produtos adquiridos. Esta obrigação de verificação imediata inclui (lista meramente ilustrativa): quantidade, conformidade da entrega, defeitos visíveis, tais como defeitos óbvios de material ou de fabrico, etc. O Cliente deve notificar Pokemart.be por escrito (via info@pokemart.be) de discrepâncias verificáveis dentro de 48 horas após a entrega, sob pena de confiscação, com referência ao número de encomenda correcto. Pokemart.be não pode ser responsabilizado por diferenças mínimas entre a aparência no Website e o produto entregue.

8.2 As reclamações relativas a defeitos ocultos nos produtos entregues devem ser comunicadas ao Pokémon directo ser comunicado ao Pokémon através desta ligação. Pokemart.be não pode intervir nisto e o Cliente deve tratar directamente com Pokémon. Pokemart.be não será em caso algum responsável por perda de qualidade e danos resultantes do tratamento ou utilização incorrecta dos produtos por parte do Cliente.

8.4 Em caso de queixas comunicadas a Pokemart.be de forma atempada e correcta, Pokemart.be deverá, à sua discrição: (1) substituir os produtos defeituosos, na medida em que os mesmos produtos ainda se encontrem em stock. Se o produto defeituoso já não estiver em stock, Pokemart.be pode optar por fornecer ao Cliente um equivalente do produto defeituoso; ou (2) aceitar de volta o produto defeituoso, com crédito ao Cliente.

O Cliente reconhece que cada uma destas medidas constitui uma compensação total e adequada por todo e qualquer dano resultante de quaisquer defeitos, e aceita que a implementação destas medidas não pode ser considerada como uma aceitação de responsabilidade por parte da Pokemart.be.

8.5 O Cliente não poderá, em circunstância alguma, devolver produtos a Pokemart.be nos termos deste Artigo 8 sem o consentimento prévio por escrito deste último. Pokemart.be reserva-se o direito de determinar os defeitos e de investigar a causa dos mesmos. Nesse caso, o Cliente deverá entregar os produtos em questão a Pokemart.be por sua conta e risco no prazo de 5 dias úteis a contar da recepção do pedido para esse efeito de Pokemart.be, salvo acordo em contrário com Pokemart.be.

8.6 A eventual substituição dos produtos não dará lugar ao pagamento de qualquer compensação, nem à dissolução do acordo entre Pokemart.be e o Cliente.

8.7 O Cliente é obrigado a reembolsar os custos incorridos em resultado de reclamações injustificadas.

8.8 Se qualquer queixa do Cliente não tiver sido suficientemente resolvida pelo Pokemart.be, o Cliente terá sempre a opção de submeter uma queixa online à Plataforma de Resolução de Litígios Online da Comissão Europeia.

9. RESPONSABILIDADE

9.1 Com excepção da indemnização por Pokemart.be em conformidade com a disposição de garantia do Artigo 8 dos presentes Termos e Condições Gerais, a responsabilidade de Pokemart.be em relação ao Cliente será limitada à responsabilidade que é obrigatoriamente imposta por lei e será, em qualquer caso, limitada ao menor dos dois montantes seguintes: (1) o montante da respectiva factura (incluindo IVA); (2) o montante que Pokemart.be recebe da sua seguradora no âmbito do respectivo dossier de responsabilidade, de acordo com a apólice de responsabilidade civil assumida por Pokemart.be.

9.2 Pokemart.be não será em caso algum responsável por: (1) danos indirectos (incluindo, mas não se limitando a, perda de facturação, danos a terceiros), (2) defeitos causados directa ou indirectamente pelas acções do Cliente ou de um terceiro, independentemente de serem causados por erro ou negligência, (3) danos resultantes da utilização ou tratamento incorrecto ou inadequado dos produtos adquiridos.

9.3 O Cliente reconhece que Pokemart.be não oferece nenhuma garantia de que os produtos cumpram os regulamentos ou requisitos que se aplicam em qualquer jurisdição, excepto os regulamentos ou requisitos que se aplicam na Bélgica, uma vez que se aplicam no momento da entrega do produto ao Cliente por Pokemart.be, e portanto que Pokemart.be não pode ser responsabilizado por alterações legislativas posteriores de qualquer natureza.

9.5 O Cliente é o único responsável pela revenda dos produtos adquiridos e garante o cumprimento de todas as obrigações (legais e outras) a este respeito.

10. PROMOÇÕES

10.1 Os bónus promocionais sob qualquer forma (tais como, mas não limitados a, reduções de preços, vales de desconto, envio gratuito, etc.) devem ser sempre utilizados em conformidade com as directrizes, conforme expressamente indicado a este respeito. Em qualquer caso, só podem referir-se a uma (1) ordem, não podem ser cumulativas e são de natureza pessoal.

10.2 Se o Consumidor exercer o direito de retractação para produtos que foram objecto de uma campanha promocional, Pokemart.be reserva-se o direito de recalcular o preço dos produtos que não foram objecto da retractação. Por exemplo: uma promoção em que se comprar o produto A, pode obter o produto B a metade do preço. O Consumidor retira o produto A. Nesse caso, as condições promocionais já não são cumpridas e o preço total do produto B tem de ser pago. Nesse caso, Pokemart.be reembolsará os fundos de acordo com o artigo 4 destes Termos e Condições Gerais, com dedução da parte adicional ainda a ser paga pelo Produto B.

11. FORÇA MAIOR E DIFICULDADES

11.1 Pokemart.be não é responsável pelo não cumprimento das suas obrigações causadas por força maior ou dificuldades.

11.2 Em caso de força maior ou dificuldade, Pokemart.be pode, a seu critério e por direito próprio, sem necessidade de aviso prévio de incumprimento ou intervenção judicial, e sem qualquer direito de recurso perante Pokemart.be: (1) propor ao Cliente que os produtos em falta sejam substituídos por um equivalente funcional; (2) suspender temporariamente o cumprimento das suas obrigações; (3) rescindir o acordo entre Pokemart.be e o Cliente fora do tribunal.

11.3 Força maior e dificuldades devem ser entendidas como incluindo (listadas apenas como exemplos) indisponibilidade e/ou escassez de certos materiais/produtos; flutuações cambiais; aumentos nos preços de produtos, preços de materiais auxiliares e matérias-primas, salários, salários, encargos da segurança social, custos impostos e taxas impostos impostos pelo governo, custos de transporte, direitos de importação e exportação ou prémios de seguro; condições de gelo; condições meteorológicas especiais; greve; mobilização; guerra; doença; surto de uma epidemia e/ou pandemia; acidentes; falhas de comunicação e TI; medidas governamentais; proibição de exportação; atraso no fornecimento; impedimentos de transporte e/ou viagem; incluindo a falta ou retirada de possibilidades de transporte; impedimentos à exportação; impedimentos à importação; avarias; engarrafamento; etc.

12. SUSPENSÃO E DISSOLUÇÃO

12.1 Se o acordo entre Pokemart.be e o Cliente for rescindido, seja ou não por aplicação do direito de rescisão descrito no artigo 12.1 das presentes Condições Gerais, o Cliente perderá o direito de esperar que Pokemart.be cumpra as suas obrigações em relação ao acordo rescindido.

13. PROPRIEDADE INTELECTUAL

13.1 Todos os elementos do Website, tais como, entre outros, os textos, a base de dados com todos os dados publicados no Website, o layout e design gráfico das páginas Web, o catálogo, as fotos, as imagens, no Website estão protegidos por direitos de autor. Pokemart.be é o único titular destes direitos de propriedade intelectual. Qualquer forma de cópia, publicação, imitação ou qualquer outra forma de utilização é proibida sem o consentimento prévio por escrito de Pokemart.be.

14. DADOS PESSOAIS

14.1 Os dados pessoais fornecidos pelo Cliente serão utilizados e processados de acordo com a Declaração de Privacidade. Pokemart.be transfere estes dados para o fornecedor de pagamento e serviço de transporte com vista a tratar a encomenda.

14.2 O Cliente pode, a qualquer momento, solicitar acesso, correcção, eliminação, restrição e portabilidade dos seus dados. Se o Cliente já não desejar receber informações comerciais do Pokemart.be, o Cliente deve informar o Pokemart.be deste facto:

  • por e-mail: info@pokemart.be
  • Através da opção de cancelar a subscrição nos e-mails de Pokemart.be

16. DISPATCHES

Todos os potenciais litígios entre Pokemart.be e o Cliente serão da exclusiva jurisdição dos tribunais competentes da sede registada de Pokemart.be, a não ser que Pokemart.be decida apresentar um litígio ao tribunal da sede registada ou do local de residência do Cliente.

O Consumidor pode também apresentar uma queixa relativa à compra de produtos no Website à Plataforma de Resolução deLitígios Online (“ODR”) da União Europeia. Ao apresentar uma queixa sobre esta plataforma, o Consumidor concorda em resolver a sua reclamação fora do tribunal. O Consumidor aceita que esta disposição é puramente informativa e não implica qualquer obrigação ou compromisso por parte da Pokemart.be através do qual esta última concordaria em resolver a reclamação do Consumidor extrajudicialmente por meio da Plataforma de Resolução de Litígios Online.